quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Oficina de Postais 25.01




Nesse dia fomos à Prefeitura realizar uma oficina de postais e pudemos conhecer melhor o trabalho que é realizado de Promoção e Educação em Saúde por meion dessa ferramenta simples, mas surpreendente. Começamos os trabalhos conduzidos pela Viviane e pela Monique, as quais fazem parte da confecção desses postais e possuem formação em Saúde Pública e também Coletiva, realizando uma dinâmica de auto conhecimento e de conhecimento dos outros por meio de desenhos e características desenhadas e escritas por nós mesmos em papéis e depois compartilhadas com o grupo.

Depois disso, nos dividimos em duplas e foram colocados os postais em tamanho grande com apenas as imagens amostra e viradas para cima e tivemos que escolher um deles por dupla. A dupla teve de explicar ao grupo o porque da escolha do postal e se achava que a imagem condizia com o que estava escrito atrás. Nesse momento foram discutidas medidas de promoção e educação em saúde, retomando o que, para os alunos da Saúde Coletiva, já foi visto em sala de aula, discutido e questionado também. Chegamos a coonclusão que a limitação das palavras fecham as possibilidades de interpretação e que antes de ver os textos, as interpretações, de uma maneira geral, foram além deles.


A tarde fizemos uma dinâmica de domínio do outro por meio de comandos com a mão e discutimos o como nos sentimos responsáveis pelo outro uma vez que comandamos seus movimentos e que, para alguns, isso parecia bom e, para outros isso gerava uma sensação de desconforto.


Depois disso nos juntamos em grupos e fizemos um cartaz com possibilidades de como utilizar os postais para fazer com que suas mensagens chegassem até as pessoas e promovessem a saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário